sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Sem Ana Moser,  governo Lula-3 patrocinará, em Alto Alegre do Pindaré,  primeira edição  das 'Fufuquíadas'no Brasil

                                                                                                                                                            (Foto: Estado de Minas)  

Extraio do Google resumos curriculares da renomada catarinene de Blumenau Ana Moser, 55 anos, recém-demitida do Ministério dos Esportes, e de seu sucessor, o pândego e mequetrefe André ‘Fufuca’, na barganha do governo Lula-3 com Arthur Lira, condestável ‘primeiro-ministro’ do ‘Centrão’:


                                                                   (                                                                                        Foto: Valor Econômico)  

ANA BEATRIZ MOSER (Blumenau, 14 de agosdto de 1968), descendente de alemães, é uma ex-voleibolista brasileira e ex-ministra dos Esportes do Brasil, cargo que exerceu de janeiro a setembro de 2023. /  Serviu à seleção brasileira que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino. Ela conquistou medalhas nas categorias de base da seleção brasileira, pela qual também disputou três edições dos Jogos Olímpicos. / Medalhista em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos, foi capitã da seleção principal em várias competições, com títulos relevantes, entre os quais o tricampeonato do 'Grand Prix' de Vôlei e o bicampeonato no Mundial de Clubes. Ana Moser foi a primeira mulher empossada no Ministério do Esporte. / Após 20 anos nas quadras, ela se incorporou a atividades cidadãs e esportivas, liderando a criação da ‘Caravana do Esporte’ pelos grotões do país. / Em 2003, eleita vice-presidente da Comissão Nacional de Atletas, no contexto  da Comissão Nacional do Esporte do primeiro governo Lula. / Em 2018,  eleita conselheira do CNE como representante da sociedade civil. / Desde a época de atleta profissional, foi ativista de movimentos sociais, em especial, como lésbica assumida, no debate nacional sobre questões de gênero. / Integrou, na equipe de transição do governo Lula-3, o grupo de avaliação técnica sobre políticas públicas para o Esporte, empossada no Ministério em 1º de janeiro de 2023.

                                                                             (Foto: istoÉ)  

André Luiz de Carvalho Ribeiro, 34 anos, conhecido por André 'Fufuca', apelido ‘herdado’ do pai Francisco ‘Fufuca’ Dantas(prefeito de Alto Alegre do Pindaré-MA, nasceu em Santa Inês, do mesmo estado nordestino. / Formado em Medicina(profissão de jamais exerceu), foi deputado estadual em 2011/2014 e federal a partir de 2015, transitando pelo PSDB, PSD, PEN e PP, sigla atual. / Na Câmara, em Brasília, votou favoravelmente à MP 665 que endurecia as regras do seguro-desemprego e do abono salarial. / Foi entusiasta defensor do ‘impeachment’ da presidenta Dilma Rousseff, rejeitando idêntica proposta contra o golpista Michel Temer, voto (vencido) contra a cassação do deputado Eduardo Cunha. / 'Fufuca' votou favorável à PEC dos Gastos Públicos e pela Reforma Trabalhista de 2017 (excludente de direitos históricos dos trabalhadores). / Adepto de Bolsonaro em 2018 e 2022, foi derrotado, todavia, em sua base eleitoral, nos respectivos pleitos presidenciais.

                                                                                                                                               (Foto:Upaon-Açu/News)  

Ativo integrante do ‘Centrão’ e correligionário do poderoso Arthur Lira no ‘ProgreSsistas’, André 'Fufuca' foi incluído na insólita barganha por cargos do governo Lula(no caso, o Ministério dos Esportes de Ana Moser e seus anexos), em troca de votos pró-situação na Câmara, embora o partido insista em se declarar ‘independente’, sinal público de outras sub-reptícias sacanagens no radar.

Por que Lula e o PT não reagem

com um 'chega pra lá'?

Na ‘lata’, cara pálida: em nome da  'governabilidade de coalizão', Lula, o PT e o conjunto das esquerdas perderam faz  tempo a capacidade de mobilizar o povo nas ruas, burocratizando a luta das idéias, pautados e enquadrados, dia sim e outro também, pela mídia conservadora (Rede Globo à frente), mestra em chantagear com  ameaça de golpes desde tempos imemoriais.

 
                                                                                                                                                        (Foto: Blog Daniel Aguiar) 
 
Enquanto isso, em lugar da inclusiva ‘Caravana do Esporte’ de Ana Moser, a maranhense Alto Alegre do Pindaré, do alto de seus quase 40 mil habitantes, sonha em se tornar sede das primeiras ‘Fufuquíadas’ do país, um torneio de jogos eletrônicos que carreará recursos federais para o município do ministro/conterrâneo e o ‘paipai’ prefeito/‘benfeitor’ regional, patrono do  estádio de futebol da localidade('padrão Fifa', juram), o  ‘Fufucão’. 

                                                    (Foto: Timão.net) 

Vidrado no ‘pontapé inicial’ desses eventos esportivos, nosso ilustre presidente, ostentando a camisa do Corinthians e diante de uma multidão aos berros frenéticos de “olê-olê-olá-Lula-lá’”, comandará a abertura das ‘Fufuquíadas’, certamente, pelo andar da carruagem, já incluída no rol de investimentos públicos como ‘PAC do ESPORTE’. Quem (sobre)viver à fome insaciável do ‘Centrão', verá...

(Antônio Manoel Góes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário