segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Fidel   comparece   a  festa   de 

comemoração de seus 90 anos 

                



Efe
Raúl, Fidel e Maduro assistem as apresentações no Teatro Karl Marx
























O líder da Revolução Cubana entrou no teatro  entre aplausos e gritos de  "Fidel, Fidel, Fidel" e "parabéns, pai", vestido com seu já clássico uniforme esportivo.


Presente  à comemoração  o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que chegou a Cuba na sexta-feira (12), além de membros do governo e do Partido Comunista de Cuba. 

O ex-presidente, com aspecto frágil,  em algumas ocasiões contou com ajuda para permanecer em pé. Ele escolheu um agasalho branco para aparecer em público no dia de seu 90º aniversário e assistiu a uma representação infantil sentado  ao lado do irmão, Raúl Castro, e Maduro.

Também foram convidados ex-combatentes, expedicionários do iate Granma, "Heróis da República e do Trabalho", líderes políticos e militares, além de familiares de vítimas de ataques terroristas contra Cuba. Para celebrar a data, a companhia de teatro infantil "A Colmenita" representou uma de suas obras, em que comemoram o aniversário do herói cubano José Martí, considerado o herói nacional de Cuba e uma das figuras-chave na ideologia revolucionária de Fidel Castro.

A transmissão de uma hora traçou paralelos entre o legado de Martí e de outros heróis cubanos, como o ex-presidente, e mostrou fragmentos de vídeos de diferentes momentos de sua vida, com canções sobre a Revolução vitoriosa em janeiro de 1959.

Em uma tela gigante também apareceram fotos de Fidel Castro com personalidades, como o antigo presidente venezuelano Hugo Chávez, que morreu em 2013,o Papa Francisco, diversos líderes latino-americanos e o ex-jogador argentino Diego Armando Maradona.

Entre os momentos mais especiais da noite foram as histórias contadas por Eusebio Leal, historiador que estava rodeado de crianças sobre o palco, e a versão da mítica "A era está parindo um coração", de Omara Portuondo.

Esse "presente da cultura cubana a Fidel" foi o ponto alto das homenagens iniciadas no mês de janeiro por todo o país, especialmente do povoado de Birán, onde nasceu   'el comandante', na província de Holguín, costa leste da ilha.

   

Antes de sair da sala, Fidel Castro cumprimentou alguns dos presentes e teve uma breve conversa com Maduro e outros convidados.



Neste domingo (14), ocorreu outra festividade no mesmo local, presente da Venezuela pelo aniversário do líder cubano.

A última aparição pública de Fidel Castro, que deixou a presidência em 2006, havia sido no mês de abril, durante o encerramento do 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba. 


Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário