quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Lula denuncia  violações   

da Lava Jato ao mundo

e à ONU     >> abaixo <<


                       

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou à comunidade internacional, nessa  terça-feira (20), a série de violações cometidas pelos investigadores da Operação Lava Jato, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Estiveram presentes na mesa de debates o advogado de Lula nos Estados Unidos, Geoffrey Robertson QC, o Secretário-Geral da Confederação Sindical Internacional Sharan Burrow, e da Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, Tefere Gebre, além da defesa de Lula no Brasil, representada por Cristiano Zanin Martins.
"Gostaria de agradecer a ITUC por nos convidar para explicar para alguns dos mais reconhecidos defensores dos direitos humanos, advogados e representantes da sociedade civil o que vem acontecendo no Brasil. Ao longo dessa semana, em Nova York e em Washington DC, as pessoas ficaram chocadas com as violações cometidas pelos promotores da Lava Jato. É evidente que essa questão terá consequências na vida de cada brasileiro – não apenas na de Lula", alertou Zanin aos presentes.
Geoffrey Robertson QC lembrou que nesse dia, quando o atual presidente do Brasil(golpista) Michel Temer fazia o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, "o mundo estava observando o Brasil". "A comunidade jurídica internacional está chocada com as violações cometidas pelos promotores da Lava Jato contra Lula e sua família. Trata-se de uma perseguição a Lula e não de um processo. É por isso que levamos este caso à Comissão de Direitos Humanos da ONU em Genebra. Tenho me reunido com diversos advogados e defensores dos direitos humanos aqui nos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, para dar a eles um panorama da situação no Brasil", contou.
Ainda nessa terça, foi lançada a campanha mundia "#StandWithLula" [Eu defendo Lula], com a criação da página www.standwithlula.org, que deverá alertar o mundo o passo a passo dos avanços e violações da Operação Lava Jato contra o ex-presidente. Também no evento foi distribuído aos participantes um documento que descreve, linha a linha, as violações cometidas pelos investigadores da Lava Jato.                        
A campanha "Stando with Lula" foi lançada pelo Secretário-Geral da ITUC, Sharan Burrow, representando 180 milhões de sindicalistas de 162 países. Para ele, "o sistema judiciário brasileiro está agora em evidência, pois interesses corporativos poderosos tentam usá-lo para atacar Lula, o Partido dos Trabalhadores, além do seu gigantesco legado de mais de uma década de avanços sociais e econômicos".
"Nós apoiamos Lula e nos opomos veementemente ao mau uso do poder judiciário para persegui-lo. É uma honra para a ITUC organizar este evento em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, para apontar essas questões a alguns dos mais importantes defensores dos direitos humanos, advogados e companheiros sindicalistas", completou. 

Lula também se manifestou durante o evento e sua fala foi transmitida ao vivo, via streaming, do Brasil. Agradeceu aos participantes a oportunidade de se defender e mostrar ao mundo o processo que está vivendo. Agradeceu as ações de defesa mundo afora, por meio dos representantes presentes.

Assista ABAIXO a fala de LULA,  esta terça(21), em Nova York:

Nenhum comentário:

Postar um comentário