sábado, 20 de julho de 2019


Ataque de Bolsonaro contra nordestinos alavanca a ‘tag’ #OrgulhoDoNordeste


Na REVISTA FÓRUM

As redes sociais amanheceram neste sábado (20) com centenas de mensagens de apoio aos nordestinos. Por volta das 7h da manhã, a hashtag #OrgulhoDoNordeste era o assunto mais comentado do Brasil no Twitter e a tag segue entre os tópicos do momento na rede social.  Trata-se de uma reação às declarações de caráter xenófobo de Jair Bolsonaro contra a população do Nordeste e governos locais.   ➤    Nessa sexta-feira(19), pouco antes de um café da manhã com jornalistas em Brasília, Bolsonaro afirmou que “dos ‘governadores de 'Paraíba’(referência pejorativa no Sudeste - Rio de Janeiro em especial - a qualquer nordestino não necessariamente 'paraibano), o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, sem saber que seu áudio estava aberto para uma transmissão ao vivo.  ➤   A reação foi imediata. Os governadores dos nove estados do Nordeste publicaram, no mesmo dia, uma carta de repúdio(AQUI) às afirmações do presidente. A nota pede esclarecimentos por parte de Bolsonaro em relação à sua fala, além de reiterar a defesa da Federação e da democracia.   ➤   Antes disso, o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino(PCdoB), que foi citado por Bolsonaro, se pronunciou sobre o assunto. “Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação”, publicou Flávio Dino em seu 'Twitter'. “Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado. ‘Não tem que ter nada para esse cara’ é uma orientação administrativa gravemente ilegal”, afirmou.   ➤  Confira algumas das manifestações de apoio aos nordestinos e aos governos locais. 
Bom dia a todos os paraibanos com orgulho. Mas também aos maranhenses, cearenses, baianos. O Nordeste é multi, diverso, não uma coisa só como Bolsonaro acha que é. Até quando falas racistas serão proferidas pelo presidente desta forma e tratadas como "normal"?

88 pessoas estão falando sobre isso
Nordeste é luta. Nordeste é beleza. Nordeste é povo forte, solidário e acolhedor. Nordeste é trabalho. E, acima de tudo, Nordeste é maior que seu preconceito. Nordestina sim, e com muito orgulho!

49 pessoas estão falando sobre isso
O nordeste foi a único lugar que teve guerra durante a independência, Portugal queria manter a região como colônia, houveram episódios heróicos principalmente na Bahia e Piauí onde o povo se mobilizou pra enfrentar o exército português, mais respeito Bolsonaro!

34 pessoas estão falando sobre isso
Sou Paraíba, sou Bahia, sou Pernambuco, sou Sergipe, sou Alagoas, sou Piau, sou Maranhão, sou Ceará, sou Rio Grande do Norte, sou Nordeste e nordestinamente NORDESTINO COM MUITO ORGULHO!

Ver imagem no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário