PESQUISA OXFORD-REUTERS: 70% RECONHECEM INFLUÊNCIA
POLÍTICA
E COMERCIAL NA MÍDIA BRASILEIRA
O Brasil perde apenas para a Finlândia em termos de confiança do público
nos meios de comunicação. Mas, muita calma nesta hora...
Com
direito à bandeirinha esvoaçante em 3D - da Inglaterra não do Brasil, of course
- o Jornal Nacional (JN) bombou os dados do Digital News Report 2017 (AQUI -Relatório de Jornalismo
Digital 2017), do Instituto Reuters para a Universidade de Oxford/Inglaterra,
na última quinta-feira (29 de junho). Não à toa: o levantamento, realizado com 70 mil
pessoas em 36 países, mostra que 60% dos brasileiros confiam nas notícias
veiculadas pela mídia. ||| Sim, é isso mesmo. O Brasil perde apenas
para a Finlândia em termos de confiança do público nos meios de comunicação.
Mas, muita calma nesta hora. Os dados do estudo silenciados pelo JN são muito
mais interessantes. Inclusive, o não-dito sobre a pesquisa diz muito sobre a
manipulação da emissora. ||| Com mapa mundi e locução de William Bonner,
o JN festejou a proximidade do índice brasileiro com o finlandês, primeiro no
ranking com 62% de confiança nas notícias em geral e 69% nas notícias que eles
usam. Porém, 'esqueceu' de explicar que a imprensa finlandesa é muito diferente
da nossa, embora isso fique claro no estudo.
Leia mais TATIANA CARLOTTI na CARTA MAIOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário