segunda-feira, 31 de julho de 2017

REPÚBLICA   BOLIVARIANA   DA VENEZUELA ELEGE ASSEMBLEIA NACIONAL  CONSTITUINTE
    Las elecciones de la Constituyente transcurrieron con pocas irregularidades.

Pese a los intentos de la oposición por impedir el ejercicio del voto a los venezolanos, la gente acudió masivamente a ejercer su derecho al voto.
Do AMgóes(com informes da TeleSur) >>>  Mesmo enfrentando sórdida investida terrorista da oposição de direita na Venezuela, o governo do presidente Nicolas Maduro logrou pleno êxito na realização do pleito deste domingo(30) que elegeu os 364 integrantes da Assembleia Nacional Constituinte destinada a consolidar os marcos da República Bolivariana idealizada pela frente libertária comandada por Hugo Chávez que completaria 63 anos na última sexta-feira, 28.  

Malgrado as ações desestabilizadoras levadas a cabo pelos ainda influentes representantes do poder econômico no país, das tradicionais oligarquias(de descendência europeia) que historicamente decidiam sobre a vida de mais de 83% de cidadãos nativos, de origem indígena, a votação pró-Constituinte recebeu a participação de mais de 8 milhões de eleitores em todo o país.
  
As Forças Armadas, coesas em torno do ideário da chamada 'Revolução Bolivariana' liderada por Chávez , sob a inspiração do libertador Simon Bolívar, garantiram a segurança do processo eleitoral, apesar do registro de atentados levados a cabo por grupos oposicionistas, que inutilizaram cerca de 100 máquinas de votação, em localidades do interior.  

A parcela mais pobre dos venezuelanos viu, durante o governo Chávez, suas condições de vida melhorarem drasticamente, segundo apontam indicadores. Em 1999,quando Chávez foi eleito e assumiu a presidência do país, até 2009, ano da divulgação dos dados, 20,1% do venezuelanos viviam sob extrema pobreza, número que cairia para 9,5% em 2007. A Venezuela possuía em 1999 50,5% de sua população na pobreza, o que equivalia a mais de 11 milhões de pessoas, número que caiu para 31,5%. Conforme a pesquisa, de 24,6 milhões de pessoas no total, a metade saiu da linha de indigência em que vivia.   

Veja como será formada a nova Assembleia Nacional Constituinte, de um total de 364 integrantes: 79 representantes dos trabalhadores, 28 dos aposentados, 24 dos Conselhos Comunitários,  24 dos estudantes, 8 dos camponeses, 8 dos indígenas(de acordo com seus costumes, para a Câmara Revisora), 5 cidadãos dos portadores de deficiência física e 5 dos capitalistas/empresários.  

Resultado de imagem para Imagens da eleição, neste domingo-30, para a Assembleia Constituinte na VenezuelaFica bem claro o motivo da odiosa rejeição das oligarquias socioeconômicas à Assembleia Constituinte, face à inviabilidade de sua manipulação pelos conservadores, como fizeram no último pleito parlamentar, visto tratar-se de um modelo com elevado grau de democracia e capacidade de mobilização popular. ||| Sintomático o não-reconhecimento da eleição constituinte por um grupo de países alinhados aos Estados Unidos, como o Brasil golpista de Temer, Argentina, Paraguai, Colômbia, México e Canadá.

                   Resultado de imagem para Imagens da eleição, neste domingo-30, para a Assembleia Constituinte na Venezuela

Resultado de imagem para Imagens da  TeleSur sobre a eleição, neste domingo-30, para a Assembleia Constituinte na Venezuela

Resultado de imagem para Imagens da  TeleSur sobre a eleição, neste domingo-30, para a Assembleia Constituinte na Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário