segunda-feira, 2 de julho de 2018


México elege López Obrador: direitos sociais, combate à corrupção e fim da exploração de seu petróleo pelos EUA
  Resultado de imagem para fotos de lópez obrador

O Instituto Eleitoral do México informou nesta madrugada de segunda-feira(2) que o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador venceu ontem as eleições presidenciais do país com ampla margem, estimando que ele recebeu mais da metade dos votos. Obrador tem  53,8%, enquanto o segundo colocado, Ricardo Anaya, somou 22,1%.  |||  "Uma 'contagem rápida' baseada em resultados de cerca de 8 mil locais de votação, ou 5% do total de cabines, mostrou que Obrador estava com 53,8% dos votos, de acordo com o instituto. O método tem uma margem de erro de meio ponto percentual. O presidente do Instituto, Lorenzo Córdoba, disse que o comparecimento dos eleitores foi estimado em 63,8% dos mais de 89 milhões  registrados.  |||  Ricardo Anaya, de uma coalizão liderada pelo conservador Partido da Ação Nacional, recebeu 22,1%  dos votos, e José Antonio Meade, apoiado pelo governo atual,  15,7%. O candidato independente Jaime Rodriguez ficou com 5,3%, segundo o instituto. A margem estimada pelo instituto é ainda maior que a das pesquisas de boca de urna, indicadoras de 43% a 48% pró-Obrador. Pesquisas de opinião também sugeriram que o partido Morena, de Obrador, garantirá uma maioria simples na câmara baixa do Congresso."
Confira, abaixo, artigo de Leonardo Attuch, editor do 247, sobre os caminhos opostos trilhados por Brasil e México:
Brasil e México, que se enfrentam nesta segunda-feira por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, vivem situações praticamente opostas na política e na economia. Lá, a esperança acaba de derrotar o medo e o político nacionalista Andrés Manuel López Obrador, que é chamado de 'Lula mexicano', venceu as eleições presidenciais desse domingo(1º).  Aqui, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que representa a esperança de dias melhores para a maioria do eleitorado, segue encarcerado numa cela fria em Curitiba.
O sucesso de AMLO, como López Obrador é chamado, e a tragédia de Lula passam por uma questão central: a disputa por recursos naturais e a luta por soberania. No México, o eixo central da campanha de AMLO é a defesa do petróleo mexicano para os mexicanos. Durante décadas, o país foi espoliado e o general Porfirio Diaz (1830-1915), que governou os mexicanos por mais de trinta anos, cunhou uma frase que ficou gravada na alma nacional. "Pobre México: tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".
No modelo mexicano, o petróleo é explorado sob a forma de concessão por grandes multinacionais estadunidenses, como Exxon e Chevron, e exportado como óleo bruto para as refinarias localizadas no Texas. Depois, na forma de derivados, é importado pelos mexicanos. O resultado é um superávit comercial de US$ 15 bilhões por ano dos Estados Unidos no comércio energético entre os dois países. Enquanto os mexicanos vendem a matéria-prima, os estadunidenses exportam diesel e gasolina, com maior valor agregado.
Por isso mesmo, AMLO propõe o fim dos investimentos exploratórios no Golfo do México sob esse modelo de concessões e defende a construção de refinarias em território mexicano. Nada muito diferente do que o Brasil pretendia fazer depois da descoberta das maiores reservas de petróleo localizadas no século 21, que estão justamente no pré-sal.
No entanto, o projeto brasileiro de desenvolvimento foi bruscamente interrompido. Tanta a presidente deposta Dilma Rousseff como a Petrobras foram espionadas pela NSA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, na administração de Barack Obama. Pouco depois, foram criadas as condições para a derrubada de Dilma, a entrega do pré-sal e o encarceramento de Lula, cuja prisão, segundo o ministro Marco Aurélio Mello, é inconstitucional.
Em condições normais, os Estados Unidos dificilmente aceitariam a vitória de um político nacionalista como AMLO no México. No entanto, como encontraram um tesouro muito mais valioso no Brasil, generosamente cedido por uma elite entreguista, talvez a substituição do óleo do Golfo do México pelo pré-sal esteja valendo a pena. Na Copa, o Brasil é sempre favorito contra o México. Mas na luta por soberania os mexicanos estão vencendo de goleada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário