quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sobre   empreendimentos relevantes e picaretagens imemoriais                             

        Resultado de imagem para imagens da transposição do rio sao francisco Resultado de imagem para imagens da transnordestina férrea

Do AMgóes - Peço encarecidamente aos seguidores da 'teoria da dependência' subscrita, entre outros nefandos entreguistas, pelo surreal 'príncipe dos sociólogos'(?) FHC, informarem um mínimo e fugaz empreendimento, de relevo na infraestrutura brasileira, acaso projetado nos oito anos do mandato tucano ou dos antecessores nas últimas décadas.

Resultado de imagem para Fotos das praias de AlagoasAté minha pequena Alagoas, para desconforto de tantos quantos a idolatramos, a mais atrasada província do país segundo desabonadoras estatísticas de conhecimento geral(embora dotada de extraordinárias belezas naturais e acreditadas cabeças pensantes no contrafluxo da deprimente  realidade local), experimentou tênues avanços face a programas federais - ainda que a 'fórceps' - lá implementados.  Se mais não  ocorreram, sob Lula e Dilma, debite-se a uma elite recalcitrante(que nega o epíteto) na preservação da lógica segregacionista e multissecular do 'engenho-banguê'.

Alagoas:dos trambiques na construção do 'Rei Pelé' ao calote
(de milhões de dólares) que fechou o Produban

Caros coestaduanos, na contramão dos demais viventes nordestinos, padecem com a pérfida cultura 'coronelesca' ainda predominante na província, a reboque de pré-falida economia sucroalcooleira, de histórico viés excludente(ressalvadas honrosas exceções, que as há em qualquer atividade socioeconômica), subsidiada por contumazes dilapidadores do erário encastelados em prefeituras, câmaras de vereadores, assembleia legislativa e governo estadual.

Resultado de imagem para imagens da construção do estádio rei pelé-Maceió
Estádio 'Rei Pelé', em Maceió: ufanismo nos 'anos de chumbo' da
 ditadura militar  e muita grana saída pelo ralo
Ocorre-me lembrar, por oportuno,  um caso singelo de 'clássica' malversação do dinheiro público em Alagoas, entre centenas que poderia elencar, na construção do Estádio 'Rei Pelé', com base em projeto arquitetônico 'bonitinho mas ordinário'(de enganoso espaço para acomodação dos torcedores, daí a inclusão do 'puxadinho' - fora da maquete original - conhecido como 'arquibancada do CSA'). 

Correu mundo à época(embora ‘entre-dentes’ e à boca pequena) a detectada informação de que a empreiteira cobrara(e recebera) faraônicos 200 mil cruzeiros por cada coqueiro derrubado, na etapa de limpeza da área destinada á edificação estádio, no Trapiche da Barra.

Resultado de imagem para imagens da construção do estádio rei pelé-Maceió
Na inauguração do 'Rei Pelé', o melhor do mundo entre o governador 'biônico'
Lamenha Filho(esq.) e o presidente da FAPE(Fundação Alagoana de
Promoções Esportivas), Napoleão Barbosa, ex-dono da(falida)
 fábrica de 'Camas Progresso'
Antes da inauguração, no domingo 25 de outubro de 1970, o 'Trapichão' já fizera a festa de 'ilustres' beneficiários das improbidades, que receberam o 'seu' percentual na 'generosa' divisão do butim. Vários deles já bateram as botas, louvados, em seu necrológio, pelos 'relevantes serviços prestados ao futebol de Alagoas''.

Os 'dinossáuricos'(alguns nem tanto) remanescentes  de tais 'acertos' na construção do 'Rei Pelé' certamente ainda recordam, quatro décadas e meia depois,  com permissiva nostalgia, o 'golpe  do coqueiral' do Trapiche, fato remetido ao 'arquivo morto' de indesejadas lembranças, até porque ninguém(na imprensa ou fora dela) jamais se atreveu a denunciar, em legítimo dever de cidadania,  malcheirosas questões chanceladas nas entrelinhas por plutocratas 'biônicos', figadais representantes do regime autoritário, imperante a partir de 1964.

Todos 'gente fina'(imagine!), acima de qualquer suspeita, ainda que algumas 'almas penadas' provavelmente estejam(para os que acreditam em 'fogo do inferno') expiando irreveladas culpas nos implacáveis e eternos domínios do coisa-ruim.

'Espigão' à beira-mar em Guaxuma, litoral-norte
de Maceió: praia, dita 'exclusiva' ao arrepio dos
 moradores da área e da população em geral
Chega-me agora a notícia de que, na encantadora Guaxuma, litoral norte de Maceió, investidores imobiliários garfaram extensas áreas de praia, domínio público garantido por cláusula pétrea na Constituição Federal, transformado em 'paraíso' à beira-mar para  potenciais adquirentes do empreendimento privado. E os comuns mortais da área foram mandados relaxar (e se banhar) noutra freguesia.

Só por curiosidade e como perguntar não ofende, qual a 'taxa de liberação' (aquela 'por fora')cobrada pelos ilustres prepostos da prefeitura e do Estado, à frente os 'ambientais', permitindo a apropriação (criminosa), por grupos particulares, do espaço desde sempre destinado ao interesse social?  


Resultado de imagem para Fotos da sede do produban em - Maceió
Edifício-sede do Produban, na Rua do Comércio,
 centro de Maceió
Quase me escapava o maior exemplo de impunidade contemporânea, dado serem 'inimputáveis' os autores da colossal rapinagem na economia alagoana: a liquidação extrajudicial do Produban-Banco(público/S.A., de fomento) do Estado de Alagoas, criado na década de 1960, também, como os similares país afora,  à feição do Banco do Brasil.

Sob ordens diretas dos gabinetes oficiais(entenda-se: governos de Divaldo Suruagy e Guilherme Palmeira,  'dobradinha' alagoana preferencial no ciclo dos generais), usinas filiadas à então poderosa Cooperativa do Açúcar e do Álcool levantaram em bancos ingleses o montante de 220 milhões de dólares, valores atualizados até novembro de 1988, com aval do Produban, embora sem pertinente suporte cadastral(hipotecas de araque, só 'pra inglês ver').  

Resultado de imagem para Fotos da sede do produban em - Maceió
Bancários do  Produban fechado pelo BACEN: protestos
frustrados  pela intenção dos poderosos devedores,

 amparados   na  certeza   da  impunidade,  em aplicar

 monumental calote na combalida economia alagoana. 
A fim de você aí ter ideia da farra institucionalizada, conforme dossiê organizado pelo Sindicato dos Bancários/AL, a partir da colaboração de ex-diretores do Produban, fechado em 16.11.1988 por auditores do Banco Central, vultosas somas foram creditadas a empresas mutuárias sem a(óbvia) assinatura dos responsáveis pelos respectivos contratos, salvo(ah, bom!) expressa recomendação de secretários da Fazenda estadual, em bilhetes(apensos aos documentos vazados) a mando do governador de plantão. 

Com efeito, a subscrição dos tomadores dos empréstimos, a ser efetuada 'depois', quando o atarefado 'doutor usineiro' dispusesse de tempo para fazê-la, jamais aconteceu. De resto, a dolorida constatação de que o Produban se transformara, por trás dos panos, em prostituído 'cu-de-mãe-joana'.

Afinal encerradas as atividades do já desfigurado banco alagoano, a reboque da famigerada privataria do governo FHC, após seis anos de resistência cívica e frustrantes esforços pró-recuperação da empresa. Seus empregados, sumariamente demitidos, sem direito sequer(caso dos aposentados) ao fundo de pensão constituído no curso do período laboral. No rastro da tragédia, milhares de famílias na rota de incerteza gerada pelo desemprego de seus provedores, com registro de numerosas sequelas fatais.

Anos depois, o multimilionário débito inadimplido dos usineiros da Cooperativa foi misteriosamente 'reconfigurado', por inusitadas decisões judiciais, como 'prejuízo' do Tesouro Estadual, isto é, empurrado para a conta das subsequentes gerações de contribuintes alagoanos, até a consumação dos séculos.

E ninguém mais mexeu no vespeiro, por subreptícia preservação da própria vida. Afinal, os velhos 'coronéis' alagoanos seguem redivivos nas figuras dos herdeiros, tão atrabiliários quanto os 'originais'. Como os predecessores, os 'novos' também  'não brincam  em serviço', modernizando o velho arsenal de retaliações para todos os gostos e ocasiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário