quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

‘Paraty House’ não é o único playground dos Marinho na região de Angra dos Reis                                         

17 de fevereiro de 2016 -- às 01:55
                            
Para conhecimento de vocês, eu tenho um contrato assinado para vender uma ilha das Organizações Globo”, revelou PAULO ROBERTO COSTA, primeiro ladrão preso na operação 'Lava Jato'. De acordo com o ex-diretor da Petrobras, a ilha situa-se na rodovia Niterói-Manilha. Ele frisou que o contrato firmado com as organizações da família Marinho era para que a Costa Global procurasse um leasing imobiliário para vender a área. Segundo ele, o objetivo do negócio era dar apoio para a operação 'offshore' que atuaria para empresas que trabalhavam com a Petrobras, com a Shell, e com outras empresas que têm atividades de produção na Bacia de Campos. “Até para as Organizações Globo estamos prestando serviço”, reafirmou Paulo Roberto. O ex-dirigente disse ainda que constituiu a Costa Global em 2012, após sua saída da estatal. Ele contou que a sua filha, Arianna Azevedo Costa Bachmann, é sua sócia e que a empresa possui 81 contratos firmados. Da Carta Maior(AQUI), sobre Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato, em depoimento a CPI no Senado
Pérola no mercado imobiliário: Alex Meyerfreund, herdeiro da família que fundou a fábrica de chocolates Garoto, colocou à venda sua ilha particular na baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis. A casa-sede, localizada em uma área com 99% de mata atlântica, reúne sala de estar, jantar e jogos, além de academia, spa, sauna úmida, adega subterrânea, cinco suítes com varandas em bangalôs e uma suíte máster de 135 m². O preço? Em torno de US$ 15 milhões. Do Glamurama(AQUI), em 23.10.2008
Era comum vê-lo a bordo da lancha Miss Globo na região de Angra dos Reis e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Uma companhia constante e inseparável nos mergulhos em Angra era a do filho José Roberto, que herdou do pai o fascínio pelo mar. Em depoimento ao Memória Globo, ele conta que começou a praticar o esporte, com o pai, aos 12 anos. “Era um programa muito prazeroso. Sair de barco e ir a lugares lindos. Depois, passei a tomar conta dele nas pescarias”. José Roberto lembra dos badejos que pescava com o jornalista nas águas de Angra dos Reis e Paraty. Da Memória oficial(AQUI) de Roberto Marinho
Por TC, especial para o Viomundo
João Roberto e Roberto Irineu Marinho, herdeiros da TV Globo, aparecem em registros digitais como proprietários de duas ilhas no litoral brasileiro.
Uma é a ilha Josefa, em Angra dos Reis, que João Roberto comprou de Alex Meyerfreund, ex-dono da Chocolates Garoto.
Captura de Tela 2016-02-17 às 00.48.28
Para ver fotos da propriedade,clique aqui.
Uma portaria publicada em 28 de janeiro de 2010 determinou a abertura do processo administrativo (1.30.014.000048/2009-11) destinado a “apurar a existência de construção irregular situada na Ilha Josefa, Baia da Ribeira, Angra dos Reis, integrante da Apa Tamoios”.
A portaria menciona Alex Meyerfreund como dono da ilha. Apa é área de Proteção Ambiental.
A Apa Tamoios foi criada em dezembro de 1982, em parte do município de Angra dos Reis, na região mais conhecida como Costa Verde. A área é de cerca de 20.636 mil hectares.
Segundo(AQUI) o governo fluminense a “criação objetivou a proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região, que abrigam espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, bem como as comunidades caiçaras integradas naqueles ecossistemas”.
Dos três herdeiros de Roberto Marinho, José Roberto é o que se apresenta como ambientalista(?).  Ele é um dos conselheiros fundadores(AQUI) do Consig, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía de Ilha Grande.
Ainda assim, a família Marinho se enrolou com autoridades ambientais em uma de suas propriedades, o triplex de concreto da praia de Santa Rita, em Paraty. A construção foi denunciada pelo Ministério Público Federal por ter causado danos ambientais(AQUI) em área de Mata Atlântica. Ela é bem maior que o permitido e avança, com uma piscina, sobre a praia pública.
A portaria que determinou a investigação na ilha Josefa considerou: “a necessidade de prosseguir com a investigação para colher elementos de prova visando embasar futuras medidas a serem adotadas pelo MPF”; “que é função institucional do Ministério Público da União a defesa do patrimônio nacional e do meio ambiente” e determinou “a instauração de inquérito civil, que deverá receber numeração seqüencial e crescente, visando apurar a existência de construção irregular situada na Ilha Josefa, Baia da Ribeira, Angra dos Reis, integrante da APA Tamoios”.
Captura de Tela 2016-02-17 às 01.59.44
Além da ilha Josefa (ver mapa acima, ao lado da ilha da Gipóia), o nome de outro Marinho, Roberto Irineu, aparece como responsável pela ilha dos Porcos Pequena, um paraíso dos mergulhadores (ver vídeo acima).
No final de 2013, uma colunista do JB anunciou que a ilha Josefa tinha sido colocada à venda:
Está à venda a Ilha Josefa na paradisíaca Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Com mais de 100 mil metros quadrados de extensão e casa projetada pelo saudoso Claudio Bernardes, pertence a João Roberto Marinho. A propriedade já está nas mãos de um corretor, que não revela o preço pedido. Mas a cybercoluna apurou que é coisa pra 20 milhões. De dólares. Da coluna(AQUI) de Anna Ramalho, no Jornal do Brasil, em 10.12.2013.
Viomundo tentou ouvir um dos corretores de imóveis envolvido na venda, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. Também aguardamos retorno sobre o andamento do processo administrativo 1.30.014.000048/2009-11.
Leia também:
Captura de Tela 2016-02-17 às 01.28.47

Nenhum comentário:

Postar um comentário