terça-feira, 21 de março de 2017

‘Polícia  Federal foi  irresponsável ao generalizar.  Há grave dano ao setor’, diz presidente da SRB
Resultado de imagem para Imagem da logo do 'Estadão 'Para Camargo Neto, da sociedade Rural Brasileira, há problemas pontuais que têm de ser penalizados, mas o tamanho é bem menor do que foi apresentado...

Resultado de imagem para Fotos de Camargo neto, presidente da SRB
O pecuarista e vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Pedro de Camargo Neto(foto), disse ao Estadão que a Polícia Federal(PF) foi irresponsável ao anunciar a operação Carne Fraca como a maior da sua história. Segundo ele, o tamanho do problema é menor em relação ao estardalhaço que foi feito.

A PF foi irresponsável. Acho que existe pontualmente algo muito real e que tem de ser penalizado, mas é menor do que foi apresentado. Por ser menor, me preocupa o estrago que possa provocar”, afirmou Camargo Neto. Na sua opinião, quem vai pagar a conta é o pecuarista, o elo mais fraco da cadeia, disse. A seguir trechos da entrevista.
Como o senhor vê essa operação e qual é o estrago que provoca na pecuária brasileira?
Crime é crime: crime grave, punição grave; crime leve, punição leve. É por aí. Que bom que estão apurando. Agora o estardalhaço que a Polícia Federal (PF) fez para apresentar o que encontrou depois de dois anos de investigação é o que eu não consegui entender. Quando a PF apresentou a operação como a maior da história, ela deu destaque para o tamanho crime. Mas quando você vai para os fatos... Acho que existe pontualmente algo muito real e tem que ser penalizado, mas é menor do que foi apresentado. A PF aumentou o problema. Temos de mostrar o seu devido tamanho. E por ele ser menor, me preocupa o estrago que possa ocorrer.
O senhor acha que houve irresponsabilidade da PF?
Ela tem de se explicar. Acho que a PF foi irresponsável ao apresentar como a maior operação da sua história uma coisa na qual identificou pontualmente alguns problemas. Não é que você tenha uma zorra total no Brasil. A maior operação total da história do Brasil teria de ser por causa de uma zorra. E essa zorra não existe.
Qual é o estrago que isso pode provocar?
Há grave dano para o setor, não só para as empresas. No mercado interno, as pessoas não estão querendo comer carne. O impacto internacional eu não sei dizer ainda. Não sei se algum país vai deixar de comprar carne. É cedo. Às vezes um país europeu não suspende, mas uma rede de supermercado suspende. É uma decisão imediata e pode provocar efeito dominó. Se uma rede europeia informa que não está comprando de determinado frigorífico, ela pode ser acompanhada por um país, por exemplo.
Qual será o impacto para o pecuarista?
O produtor é quem vai pagar o pato. É o elo mais fraco. Sobra para o pecuarista. Na hora que a indústria não vende, ela não compra. É difícil dizer quanto, mas que vai pagar, vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário