quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Dez  questões básicas sobre 
Comunismo e Socialismo
que todos deveriam saber

(antes de sairem  por aí falando bobagens e  destilando ódio para todos os lados, desconhecendo o terreiro onde o galo cantou...)

Resultado de imagem para Imagens sobre Marx e o Estado socialista

Não interessa aos detentores/apropriadores   do   Capital uma  'nova ordem',     com justiça social e  acesso  de  TODOS  ao crescente bolo  da riqueza  planetária.  Daí o ódio  disseminado   mundo   afora  contra  quem  preconiza  a   construção  de   uma sociedade repleta de pontes, sem muros...                                        

Sobre o texto original de FERNANDO HORTA, jornalista e historiador:

1) São coisas diferentes. No socialismo, primeira etapa do processo dito 'revolucionário', o Estado deve ser forte para, através de regras claras, desmontar o controle burguês sobre os meios de produção. No Comunismo, o Estado inexistirá, por desnecessário numa sociedade presumidamente sem classes. Karl Marx nunca explicou as bases de tal “sociedade sem classes”,  mas o Comunismo seria um estágio de organização bem à frente do Socialismo.
2) No século XX, nenhum país capitalista conseguiu superar as médias anuais de crescimento dos  socialistas. A URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), entre os anos 20 e 30 e depois nos anos 60, e a China, desde a década de 1990, chegaram a atingir médias anuais de dois dígitos de crescimento por décadas.
Resultado de imagem para Imagens sobre Marx e o Estado socialista
A foice o o martelo, símbolos da unidade
 dos trabalhadores do  campo e da cidade
3) O primeiro país a formular direitos trabalhistas e sociais igualitários às mulheres foi a União Soviética, na realidade uma federação de países eslavos liderada pela Rússia. Desde antes da segunda guerra mundia, o aborto era legal dentro do mundo soviético e as mulheres ocupavam espaços igualitários de trabalho, em academias e no exército , em relação aos homens.
4) Durante a década de 1960, a vantagem científica da URSS sobre o mundo capitalista era tão patente, na época da chamada 'guerra fria',  que o governo dos EUA  teve de investir pesado em agências de pesquisa para reverter o sentimento de superioridade do universo socialista, provocado pelo 'efeito Sputnik'(nome do primeiro satélite artificial lançado ao cosmos pelos soviéticos, em 1957,  orbitando em  torno da Terra,  além dos primeiros homem  e mulher no espaço sideral, os cosmonautas Yuri Gagarin  e Valentina Tereskova, bem assim a cadela Laika). Ainda hoje, várias  tecnologias contemporâneas têm suas raízes nas pesquisas soviéticas, como, por exemplo, o telefone celular.
5) A transição de uma sociedade feudal (medieval) para uma sociedade industrial levou no Capitalismo cerca de 200 anos (entre os séculos XVI e XVIII);  no modelo Socialista, pouco menos de 20 anos (entre 1917 e a década de 30).
6) O Nazifascismo foi vencido pelos Exército Vermelho(da URSS), que garantiu o enfrentamento às poderosas forças da Alemanha na Europa até o final, arcando também com as maiores perdas populacionais(24 milhões de mortos e desaparecidos, entre militares e civis).
7) A resistência ao nazifascismo, no século passado, foi feita majoritariamente pelos comunistas em países europeus ocupados pela Alemanha hitlerista. Na França e nos Balcãs, por exemplo,   grupos de “partisans”(sabotadores avançados das linhas inimigas) eram formados a partir das organizações comunistas,  tornando-se os efetivos oponentes à ultradireita desde a  Guerra Civil Espanhola.
8) O Partido Comunista do Brasil é o mais antigo em atividade no país. A denominação do PCB foi alterada para 'Brasileiro' em meados dos anos 1950. Dissidentes, liderados por João Amazonas, Maurício Grabois e outros denunciaram o chamado 'revisionismo' do grupo majoritário, que teria desmontado a base estatutária da instituição, daí tê-la reorganizado sob a sigla 'PCdoB', para resgatar o histórico 'Partido Comunista do Brasil'. fundado em 15 de março de 1922.
9) O melhor sistema de Saúde e Educação do mundo é o de Cuba, levando-se em referência um PIB per capita de mais ou menos 6 mil dólares n a ilha do Caribe, se comparados aos mais de 50 mil dólares dos EUA e 40 mil da Inglaterra.
10) O maior partido da oposição japonesa atualmente é o partido comunista que vem crescendo em função da crise da economia japonesa e dos custos sociais de um regime capitalista avançado, como o japonês (alto níveis de suicídios, falta de seguridade social, especialmente para populações mais velhas etc). 
PS do AMgóes >>> A CHINA, com população de quase um bilhão e meio de habitantes e gravíssimas distorções milenares de ordem socioeconômica, é hoje a segunda maior potência planetária consolidada no curso de quase 70 anos da Revolução Socialista liderada por Mao-Tse-Tung. ***  Dividida por uma guerra, nos anos 1950, promovida pelos EUA para expandir seus interesses econômicos ao sul, a península coreana, rica em minério atômico,  no extremo oriente asiático,  assistiu  à construção da COREIA DO NORTE em bases socialistas, malgrado a contrapropaganda norte-americana/ocidental para desacreditá-la no concerto internacional. ***  O Vietnã, ocupado sequencialmente por ingleses, franceses e norte-americanos, com  a perda de centenas de milhares de compatriotas no longo e penoso processo de resistência nacional, é hoje uma próspera economia socialista baseada no ideário formulado por seu líder imortal,  Ho-Chi-Min. ***  CUBA, enfim, é o que sabemos: exemplo de resistência e construção de uma sociedade sob  pressupostos de ordem igualitária, embora ainda atingida, depois de quase sessenta anos, pelo odioso bloqueio econômico dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário