Terminal cearense de
Pecém (CE): por que
você nunca ouviu falar?
você nunca ouviu falar?
Não interessa aos coronéis eletrônicos reforçar a autoestima do brasileiro...
O Terminal Portuário do Pecém(*), no Ceará, existe desde 2002.
Recebe navios porta-contêineres nas rotas dos Estados Unidos, Europa, América do Sul e do Caribe.
É capaz de movimentar até 750 mil contêineres por ano e receber os maiores cargueiros do mundo.
É um porto off-shore, ou seja, não é colado ao litoral.
“Nosso objetivo é chegar a Cabo Verde”, disse um engenheiro, de brincadeira.
Um quebra-mar em forma de “l” de 2.800 metros de extensão o protege.
É o primeiro porto brasileiro em exportação de frutas tropicais e em produtos de metal-mecânica.
Um em cada três calçados que o Brasil exporta sai por ali.
É o porto brasileiro que mais manipulou pás de energia eólica: 81 pás, em 2014.
Em 2014, passaram por ali 8,2 milhões de toneladas.
Com a próxima inauguração de uma siderúrgica, da Vale e da coreana Posco, o volume de TEUs transportados vai dobrar[do AMgóes: TEU é a unidade correspondente a um contêiner de 20 pés].
Em 2018, com a inauguração da Transnordestina, o volume vai dobrar de novo.
Porque a Transnordestina vai trazer grãos do Piauí, Tocantins e, em Salgueiro, Pernambuco, abre um ramal para o porto de Suape, perto de Recife.
Como Suape, Pecém tem uma área ampla para instalar indústrias: siderúrgicas, termelétricas, refinarias, indústrias satélites e duas fabricantes de pás para energia eólica.
Hoje, Pecém tem seis berços para a atracação de cargueiros[do AMgóes 2:'berço - de atracação' - é um espaço no cais, entre cabeços de amarração, em que o navio pode atracar para operar, embarcar e desembarcar, cargas em segurança]
.
Nessa quarta-feira, 24, inaugura o sétimo berço.
Os berços são construídos em estrutura que exigiu obras a 17,5m no fundo do mar.
“Não se esqueça”, disse Ciro Gomes, num telefonema com o ansioso blogueiro, enquanto visitava o porto, “de que se trata de uma obra do Estado do Ceará...”
Para construir cada berço são necessários, aproximadamente, 18 meses de consultas com as instituições que tem a função de retardar, encarecer e, se possível, abortar o crescimento do país.
São trambolhos como IBAMA, IPHAN, MP – federal e estadual -, Secretarias estaduais municipais e distritais do Meio Ambiente, FUNAI.
Dezoito meses!
Porque essas instituições se nutrem de uma lógica própria, corporativista, com projeções individuais de ascensão e controle de poder – que não guardam a menor relação com o interesse público!
Pecém tem que se submeter a exigências de “redundância ambiental” para agradar os
profissionais do meio ambiente.
Pecém foi obrigado a realizar um “estudo arqueológico sub-aquático”, a três quilômetros de profundidade e achou uma maravilha da natureza ambiental: uma garrafa PET!
Pecém é o ÚNICO porto no mundo que foi obrigado a construir 6km de correia transportadora de minério com capa!
Pedaços de minério de ferro com capa!
Para não deixar cair um único grão de areia de fuligem mineral que comprometa o meio ambiente do Hemisfério Sul!
Danilo Serpa esteve recentemente no porto de Rotterdam, na Holanda, um dos mais modernos do mundo e que acaba de fazer uma aliança com Pecém.
Na hora de visitar o porto, Danilo foi obrigado a vestir de macacão e proteção para os olhos, as mãos e a cabeça.
E perguntou, mas vocês não tem uma capa para cobrir o minério?
Não! -
Foi a resposta. '
Isso aqui é uma área industrial.'
Proteção a gente faz lá fora, onde vivem as pessoas.
(O Brasil é o único país do mundo que tem um Código Florestal)
NAVALHA
NAVALHA
(Paulo Henrique Amorim)
PHA em Pecém,com o presidente Danilo Serpa
(*) O Terminal Portuário de Pecém teve sua primeira etapa inaugurada durante o governo do tucano Tasso Jereissati no Ceará(1995/2002), mas passou por duas expansões: a primeira, no governo Lula e a segunda, ora em curso, no governo Dilma. Desde 2003, o Ceará também foi contemplado com duas novas universidades federais: a UNILAB(Redenção), no governo Lula, e a UFCariri(Juazeiro do Norte), no 1º mandato da presidenta Dilma.
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