sexta-feira, 18 de dezembro de 2015


Resultado de imagem para Imagem da logo do Brasil debate

Brasil:  ricos pagam pouco   imposto   e     convencem os patos  


Róber Iturriet Avila e                       

João Batista Santos Conceição  
Resultado de imagem para Imagens de patos da Fiesp
Ricos pagam pouquíssimo imposto no Brasil e patinhos acreditam no contrário

Uma das discussões atuais é sobre o tamanho do Estado, seus papéis e quem o financia. Em comparação com outros países, no Brasil os impostos incidem muito mais sobre consumo e salário do que sobre renda e patrimônio, o que dificulta cumprir os direitos sociais definidos na Constituição de 1988.

A cobrança de tributos conforma um relevante aspecto da relação do Estado com a sociedade. Ao longo da história, os papéis do Estado foram alterando, absorvendo cada vez mais funções sociais como saúde, educação, previdência, assistência social, políticas de moradia, para além das básicas como segurança, defesa territorial e mediação de conflitos.
Tais transformações não ocorreram por acaso e tampouco espontaneamente. O processo de acumulação extremamente desigual e a oligopolização da economia constituíram o caldo de cultura para que o sindicalismo e os partidos operários e trabalhistas reivindicassem direitos sociais e distribuição da riqueza por meio de ação do Estado. Isso se deu, sobretudo, após a crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário