terça-feira, 1 de setembro de 2015

Em resposta aos ataques da revista 'Época', Lula lembra

os   361  milhões  de  reais  do  BNDES (governo FHC)   que

foram parar, 'generosamente', nas  Organizações  Globo


FHC e Roberto Marinho: alegre parceria à base de dinheiro público
               FHC e Roberto Marinho no Parque Gráfico no município de Duque de Caxias, à margem da rodovia Rio-Petrópolis: 
              alegre parceria à base de dinheiro público, cujo resgate ainda não foi iniciado, 16 anos depois.

Na resposta(AQUI) que deu nesse último final de semana a mais uma reportagem da revista Época que o ataca, Lula tocou num ponto central para quem quer entender o BNDES ao longo dos tempos: sua relação estreita com as grandes corporações de mídia, sobretudo a Globo.
Não foi apenas pela publicidade federal que brutais quantidades de dinheiro público foram transferidas aos barões da mídia por sucessivas administrações.
Diz a resposta, a certa altura:“Ao contrário do que o texto insinua, maliciosamente, não há, nos trechos reproduzidos, qualquer menção a interferência do ex-presidente em decisões do BNDES, pelo simples fato de que tal interferência jamais existiu nem seria possível, devido aos procedimentos internos de decisão e aos mecanismos prudenciais adotados pela instituição.                                                                          
Os jornalistas da revista Época deveriam conhecer o rigor de tais procedimentos e mecanismos, pois as Organizações Globo tiveram um relacionamento societário com o BNDESPar, subsidiária do BNDES. Entre 1998 e 2002, no governo anterior ao do ex-presidente Lula, ou seja, no governo do PSDB, esse relacionamento se estreitou por meio de um aporte de capital e outras operações do BNDESPar na empresa Net Serviços e no jornal O Globo, totalizando R$ 361 milhões (valores de 2001).”             



Resultado de imagem para Imagens do Parque gráfico do jornal O Globo   Resultado de imagem para Imagens do Parque gráfico do jornal O Globo  Resultado de imagem para Imagens do Parque gráfico do jornal O Globo

P.S. do AMgóes - Conheci em 2005 as sofisticadas instalações do 'Parque Gráfico' do jornal O Globo, em Duque de Caxias(RJ), à margem da rodovia Washington Luís(Rio-Petrópolis). Clicando AQUI, você lerá reportagem sobre a inauguração do faraônico empreendimento, em 12 de janeiro de 1999, que o governo FHC financiou através do BNDES, em condições ultragenerosas de resgate até hoje empurradas com a barriga. Dezesseis anos depois, o Parque Gráfico do Globo é um colossal monumento ao desperdício, tendo em vista a  realidade de inexorável queda livre da indústria editorial(impressa), nestes tempos de avanço irreversível das produções digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário