quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Desmontando nova farsa contra Lula: a do “recente jantar com Eduardo Cunha”

             Blog da Cidadania por Eduardo Guimarães


foto capa
Quem dera que o cerco odioso contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se resumisse a ações partidarizadas de setores do Ministério Público e da Polícia Federal que se valem da inimizade entre o líder petista e o império midiático golpista, construída ao longo de mais de um quarto de século, para condená-lo antes de sequer ser acusado formalmente de alguma coisa.
Quando a artilharia é franca, aberta e tem origem conhecida, pelo menos é possível rebater. Pior é quando ficam espalhando invencionices pelas redes sociais, como sobre “fazendas” e frigoríficos que o filho de Lula nunca teve ou sobre prisão do ex-presidente que nunca aconteceu e que jamais acontecerá enquanto este país não se tornar uma ditadura formal.
Todo santo dia, grupos anônimos espalham boatos e até falsificações de reportagens contra Lula. A grande maioria não prospera por ser muito grosseira, mas, às vezes, essas quadrilhas difamadoras “acertam a mão” e fazem alguma coisa “viralizar” nas redes sociais.
No último fim de semana, por exemplo, pegaram uma foto em que o ex-presidente aparece em um jantar em cuja mesa estão o presidente da Câmara Eduardo Cunha e sua mulher, Cláudia Cruz, 'viralizando-a' nas redes sociais, sob registro de o evento ter ocorrido na smana passada.
foto 3
A foto  chegou ao Blog no sábado através de um grupo de discussões políticas no WhatsApp que conta com a participação de juristas, advogados, políticos, cientistas políticos etc.
Novas mensagens com a foto chegam por outros perfis no WhatsApp, por Facebook e até por e-mail. Todas as mensagens afirmam que se trataria de um jantar de que Cunha e Lula teriam participado recentemente.
Na segunda-feira (23), o Blog recebeu outra mensagem por WhatsApp contendo a mesma foto de Lula e Cunha em um jantar. Desta feita, porém, quem envia é um deputado federal. Ele quer saber se eu estava sabendo de alguma coisa. E afirma que a foto está sendo espalhada com grande velocidade nas redes sociais. Confira a mensagem.
foto 1
É uma farsa. A foto é real, mas a farsa é que o jantar tenha ocorrido na semana passada. Ela foi tirada em maio deste ano, durante o casamento do cardiologista Roberto Kalil, diretor do Hospital Sírio Libanês, com a endocrinologista Cláudia Cozer, conforme mostra matéria(AQUI) de O Globo publicada no dia 10 daquele mês, com a imagem em questão estampada  no alto da página.
Alguns tentarão salvar a farsa, dizendo que Lula está na mesa de Cunha. Ora, os lugares em recepções sociais são determinados pelos anfitriões. Além disso, a foto mostra Lula bem longe de Cunha em uma daquelas mesas enormes de cerimônias da espécie. Há nítido distanciamento, em vez de proximidade.
Explico: um ex-presidente da República e o presidente da Câmara dos deputados poderiam estar próximos. conversando à mesma mesa, mas o flagrante descarta a possibilidade de qualquer interlocução.
Essa é só mais uma das incontáveis farsas contra a Lula a serem desmontadas, apesar de serem produzidas em escala 'industrial', repassadase  à velocidade da luz, ao passo que os desmentidos  viajam de carroça, conferindo à mentira a conotação  de 'verdade' cristalina.
***
PS: A matéria citava que  Cid Benjamin, jornalista e ex-militante da luta armada contra a ditadura, hoje dissidente do PT abrigado, com o irmão César no PSOL havia postado essa foto no seu Facebook.  Em contato com o Blog, Cid desmente a autoria da postagem., prevalecendo dessa forma sua versão, até prova em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário