quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Lula venceria eleições-2018 em

todos os cenários, diz CNT/MDA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as eleições de 2018, em todos os cenários expostos pela pesquisa CNT/MDA, divulgada nessa quarta-feira (15). O nome de Lula é o que mais aparece, tanto nas respostas espontâneas de intenções de votos, quanto nas perguntas estimuladas.
Lula recebeu 16,6% das intenções de voto, quando não foram oferecidas opções para os entrevistados selecionarem. Já na preferência do eleitor brasileiro, quando dadas as opções, Lula desponta como o preferido de 30,5% da população consultada.
Depois do ex-presidente, ainda na pergunta espontânea, o segundo que é mais lembrado vem da extrema direita: Jair Bolsonaro (PSC-RJ) recebeu 6,5% das intenções. Já Aécio Neves (PSDB-MG) ficou em terceiro lugar, com apenas 2,2% das escolhas. Marina Silva (Rede) veio em seguida, com 1,8%.
Os nomes de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) também foram lembrados por parte dos entrevistados, obtendo 0,9% e 1,1% respectivamente.
Na pesquisa estimulada, após o resultado disparado de Lula com 30,5%, ainda foram apresentadas outros dois cenários, chegando a obter até 32,8%. Aécio nem Bolsonaro vêm em segundo. Marina é que obtém entre 11,8% a 13,9% das intenções de votos.

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e ouviu 2.002 pessoas, em 138 municípios nas 25 unidades federativas, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. 
Naquela semana, o ex-presidente era alvo de manchetes, sobretudo relacionadas às audiências de testemunhas do caso triplex do Guarujá, que desmentiam a tese de acusação da Operação Lava Jato contra Lula. 
O levantamento também calculou as estimativas de segundo turno das eleições presidenciais. 
Também em segundo turno é Luiz Inácio Lula da Silva quem lidera todas as opções. Se a posto a competir com o tucano Aécio Neves, Lula obtém 39,7% e Aécio 27,3%. Com Michel Temer, ganha 42,9% das intenções, enquanto o atual presidente apenas 19%. E 38,9% sobre Marina Silva, que alcançou 27,4%.
Da mesma forma, em possíveis segundos turnos, Michel Temer perderia todos. Além da derrota para Lula, contra o aliado do governo, ficaria com 13,1% frente a 34,1% do senador Aécio Neves. Contra Marina, chegaria a 16,8%, menos da metade dos 34,4% da fundadora da Rede Sustentabilidade.
Leia, abaixo, a íntegra da pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário