domingo, 5 de fevereiro de 2017

"Marisa, descanse, o seu 

Lulinha paz e amor vai 

continuar na luta"

Após discurso emocionado, bispo católico Dom Angélico Bernardino disse a Lula: "Este bispo velhinho, quer lhe dar um conselho: a partir de amanhã, descanse. Porque o Brasil precisa muito de você..."

"Se alguém tem medo de ser preso, esse que está enterrando a sua mulher hoje não tem, porque primeiro eu tenho a consciência tranquila. Não sou eu que tenho que provar que sou inocente, eles que tem que provar que as mentiras que estão contando são verdadeiras. Marisa, descanse em paz, o seu Lulinha paz e amor vai continuar n luta, para defender a sua honra e a sua luta".
Foram as últimas palavras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no velório de Marisa Letícia, na tarde deste sábado (4), no Sindicato dos Metalúrgicos, de São Bernardo do Campo(SP), onde Lula a conheceu.

Em discurso emocionado, Lula agradeceu a todos os presentes, familiares, amigos, políticos e simpatizantes, que deram apoio a Lula e homenagearam dona Marisa. No local onde conheceu a ex-primeira-dama, lembrou a importância daquele salão: "Possivelmente a minha vida não seria um décimo do que é se não fosse esse sindicato, se não fosse esse salão. Vocês não tem noção que a representatividade que esse espaço teve na  minha vida.

"Aqui aprendi a falar, aqui decidimos a combater a ditadura militar, aqui criamos um novo sindicalismo, aqui foi onde pensamos em criar a CUT, o PT, todas as greves nessa categoria e do movimento sindical brasileiro, e aqui eu conheci a Marisa, aqui eu casei com a Marisa."

Resumiu Lula: "Eu sou resultado das greves, mas também sou resultado de uma menina que parecia frágil e que me deu a garantia de que eu poderia viajar para ajudar a criar a CUT. Ela segurava a barra dos filhos".

Muito emocionado, o ex-presidente recordou que nunca esteve presente, "por causa do PT e da CUT", mas que Marisa Letícia deu todo o suporte e apoia à família. "Ela praticamente criou os filhos sozinha, era ela que ia na escola,  na verdade ela foi mãe, ela foi pai, foi tia, foi tudo, cuidou de todos e nunca reclamou de nada".

Em homenagem a ela e às lembranças da vida de Marisa, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "o casamento é o maior exercício de democracia que se pode ter". "É no casamento que você tem que ceder, você cede para a mulher, para o filho, eles cedem pra você. Se você não tem a paciência do exercício da democracia, o casamento não se mantém".

"Eu e a Marisa nunca brigamos, eu já brigava muito no PT, brigava muito no sindicato", completou, dizendo ainda que viu nela a "companheira humilde" e que a ex-primeira-dama era "muito mais importante do que os ministros" de seu governo. "Ela sempre me dizia: você nunca se esqueça de onde você veio e para onde você vai voltar".  

"Eu tenho orgulho, ela viajou comigo esse mundo inteiro e nunca me pediu 10 dólares para comprar nada lá fora. Desde 1975, a minha conta bancária é no nome da Marisa", narrou. "A Marisa se foi. Eu sofro menos do que as pessoas que não acreditam em Deus e não acreditam em outro mundo. Ela deixou muita gente, sobretudo os filhos e os netos", disse Lula emocionado.

Antes de concluir, o ex-presidente mostrou a amargura de ver dor em Marisa nos últimos momentos de sua vida. "Eu tenho orgulho desta mulher, junto comigo a gente construiu um partido que a direita quer destruir. Na verdade, ela morreu triste", disse com a voz paralisada pelo choro. "A canalhice que fizeram com ela, a imbecilidade que fizeram com ela, eu vou dedicar, eu tenho 71 anos, e vou provar que os facínoras que levantaram leviandade tenham um dia a humildade de pedir desculpas a ela", finalizou.

Após as palavras emocionadas de Lula, o bispo católico Dom Angélico Bernardino, que conduziu a cerimônia religiosa, afirmou: "Este bispo velhinho, porque eu que sou velho, quero lhe dar um conselho: a partir de amanhã, descanse. Porque o Brasil precisa muito de você."

***

Acompanhe o vídeo da cerimônia religiosa de dona Marisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário